sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Zé e Tatu

V de A Bola e a Roda
T de Marca Três
S de A gente levanta pra vcs sentarem

Por Fabrício Tavares e Lú Urbim


Zé Menna e Tato Ribeiro são "o Zé e Tatu"
Irreverência e poesia: são as palavras que melhor definem a música de O Zé e Tatu. Na mão dos artistas deixam de ser apenas palavras e tornam-se brinquedos em suas composições. Unidos há quase 22 anos, a dupla pelotense buscou desde o começo a experimentação musical livre, com muita criatividade e ousadia, rompendo com padrões e experimentando novas sonoridades, que mesclam o violão erudito à poesia e à música popular. Suas canções passeiam por estilos como a milonga e o rock, entre outras estéticas, por vezes difíceis de classificar. Aliás, como toda experiência musical que se preze, desde o processo criativo à apresentação do produto final, suas canções não comportam as facilidades dos rótulos presentes no mercado da música em geral.

Músico de formação, Zé Menna cuida da composição primorosa e dos arranjos, enquanto Tato Ribeiro, o Tatu, assume a criação das letras com alto teor poético. Contudo, as canções da dupla rompem  talvez com as fronteiras definidas comumente entre poesia e letra de música, discussão tão controversa no meio acadêmico e na crítica literária.

"V" é o nome do pocket show da dupla
“V” é o título do pocket show que será apresentado junto à Feira ao Quadrado e ao Grito do Rock, neste sábado às 18h, nas imediações do Katangas Bar. Constituindo-se como show de divulgação dos três projetos atuais da dupla – A Bola e a Roda (espetáculo infantil também para adultos, com cenografia e figurinos de Helene Sacco); Marca Três (espetáculo de milongas, com participação especial da cantora porto-alegrense Mônica Mendes, vencedora do prêmio Açorianos de Música em 2005) e A gente levanta pra vcs sentarem (último disco da dupla, no prelo) –, o show, que terá duração de 40 minutos, também contará com a presença de Mônica nos vocais de canções como “Iassaír” e “Acolhida”.

A gente levanta pra vcs sentarem, gravado em dezembro de 2010 nos estúdios Tec Áudio em Poa e com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2011, abarca composições inéditas, que também fazem parte dos outros dois projetos da dupla. Entre elas estão: “A Bola e a Roda”, “Gentiril e Bicharedo” e “V”, canção que dá título ao show deste sábado.

 "V" (Música: Zé Menna/Letra: Tato Ribeiro)

que veloz cidade vamos vivendo e vendo as coisas
mais rápido que antes de serem
V a comunhão desses bichos que vivem de bando,
desenhando um capricho
e contrabandeando com os ventos,
emprestando um motivo pro céu ser tão lento

o relógio de bolso de corda e corrente
que adormece e cura o tempo
a pata amarrada no primeiro pau
a letra espalhada

carranca casca fonte seca
sílaba riscada pelo V invertido
ver-te sombra
escolhe o néctar
lambe a cara a coroa
cura e cora as claras
cospe e vira
e lembra disso
vale o que vi

o relógio de bolso de corda e corrente

que adormece e cura o tempo
a pata amarrada no primeiro pau
a letra espalhada.

Serviço:
Show “V” – O Zé e Tatu (com participação de Mônica Mendes)
Sábado ( 26 de março) -18h
Espaço Katangas



Nenhum comentário:

Postar um comentário